23 fevereiro 2016

Olá fofuras!!!
Essa semana chegou um livro que me tirou da ressaca do Egito! #TodosComemoram

Título: O que há de Estranho em Mim*
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro (2016 - 224 páginas)
Skoob: 4/5
*Cortesia da Editora
"Toda boa ação tem uma punição"
Sinopse:
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. 
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
"Fui jogada numa saleta abafada e a porta foi trancada. Soluçando, esperei que papai caísse na real, visse a grande besteira que estava fazendo e viesse me buscar. Mas não foi isso que aconteceu. Ouvi-o conversando com uma mulher e depois o barulho do nosso carro indo embora. Comecei a gritar de novo, o rosto ensopado de lágrimas, ranho e saliva. Berrei muito, mas ninguém apareceu. Então continuei chorando, até que não havia mais nada a fazer senão dormir."

No livro anterior que li da autora, eu me decepcionei imensamente com o final. A trama foi quente até os últimos capítulos, mas ai ela veio e jogou um balde água fria no meu entusiamo.
Maas, como a história foi boa, (mesmo com o final xoxo) resolvi dar mais uma chance para ela.
Não me arrependi. Porém, uma coisa me intrigou: Ainda não sei como me prendeu tanto! A história não tem uma trama complexa, não tem mistério e nem ação...
Só pode ser bruxaria dessa mulher! O.O

Mesmo sem todos esses elementos, Gayle dá um tapa na cara da sociedade e nos mostra o quanto a população e o governo fecham os olhos para algumas instituições que prometem milagres, mas que na verdade só querem arrancar dinheiro de quem não tem capacidade para lidar com as diferenças dos próprios filhos.

Acredito que o que me manteve presa ao livro foram as personagens e suas histórias de vida. Cada uma com seu problema, ou o que seus pais achavam que era um problema, mas que na verdade estavam passando por fases comuns, que todos nós ja passamos e sobrevivemos bravamente. O que elas precisavam era apenas de conversa e compreensão de seus familiares covardes que acharam melhor ignorar o que estava acontecendo e joga-las para outra pessoa as "curar".

"O que cada uma de nós havia feito para estar ali? Cassie gostava de meninas mais do que achavam que deveria. Bebe gostava de meninos mais do que deveria. V pensava na morte mais do que deveria. E eu? Por que é que estava ali? Porque era mais parecida com a minha mãe do que deveria? Porque assustava meu pai mais do que deveria?"

Juntas elas farão seu próprio tratamento em grupo para enfrentar seus fantasmas e finalmente mostrar que não ha nada de errado em ser como são e que nada nem ninguém podem forçá-las a nada que não desejem.

não existem madrastas malvadas, não existem fadas madrinhas, não existem príncipes encantados. Não existe um destino predeterminado. É você que manda no destino. É você que decide o que faz.

Recomendo para quem procura uma leitura leve que pode te tirar da ressaca.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá!

    Leitura leve? Moça, eu quase chorei com esse livro! Ele é bem forte, tem muitas mensagens a serem transmitidas, mas eu gostei bastante. É simplesmente maravilhoso!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaaa! <3

      Devo estar meio insensível aos problemas alheios... Não senti nada de mais ao ler esse livro.
      Fiquei foi com raiva de quem saiu e não denunciou nada, pois sabia que não ia adiantar... Como não ia adiantar um monte de ex alunas reclamando dos métodos de cura da instituição?!
      A mídia adora um escândalo! E a Red Rock não era nem influente para ter gente importante com o rabo preso...
      Para mim, foi uma leitura leve tipo sessão da tarde com filme adolescente.
      Mas fico feliz que tenha te causado tanto impacto.
      Livros são assim mesmo... Vai de leitor para leitor.
      Acho que se tivesse um drama, assassinato ou tortura me tocaria mais. Maaas, as vezes poderia parecer apelativo, não é?!

      Beijokas!

      Excluir

Gostou?! Comenta aiii!!!
E deixe seu link pra eu te visitar hein!!!
Beijokinhaaaa!!!

Gi, a estranha!

Prateleira de Fotos

Edição Especial - 7 Anos

Viajando...

Editoras Parceiras

Estranhices No Twitter

Estranhices no Instagram

Instagram

Beleza Nerd

Participo!

Todo Mundo Gostou!

Tecnologia do Blogger.

Encontre no Blog

Publicidade