17 setembro 2014
Olá Recebedores!

Aproveitando que o filme estreou semana passada,vamos falar sobre o livro de mesmo título que já virou sucesso entre os jovens de todo o mundo!


Jonas vive em uma sociedade perfeita! Lá não existe fome, ódio, preconceito e tudo é perfeitamente planejado.
Porém, toda essa perfeição custa um preço que ninguém imagina estar pagando...

Título: O Doador de Memórias*
Autor:  Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
Ano: 2014
*Cortesia da Editora



Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.

Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.


"[...] Não nos atrevemos a deixar as pessoas fazerem escolhas próprias.
- Não é seguro?  - Sugeriu o Doador.
- Decididamente, não é - afirmou Jonas cheio de convicção - Imagine se pudessem escolher seu cônjuge? E escolhessem errado? - E prosseguiu, quase rindo da ideia absurda: - Ou se pudessem escolher o próprio cargo?
- Seria assustador, não é? - Disse o Doador.
Jonas deu uma risadinha.
- Muito assustador. Nem consigo imaginar. Temos realmente de proteger as pessoas das escolhas erradas.
- É mais seguro.
- É - concordou Jonas - Muito mais seguro."


Distopia é um dos meus gêneros favoritos de leitura! É muito interessante (e algumas vezes assustador) imaginar que nossa realidade poderia ser aquela!



A sociedade que vamos conhecer em "O Doador de Memórias" é suuuuuuuper perfeita e politicamente correta, o que acabou se tornando sem graça (para mim)... Será por isso que o livro é tão curto!?

A maior parte da história foca nas atividades e costumes da comunidade, e apesar de ser bem parado, acaba te prendendo pela curiosidade de saber: o que mais esse povo estranho cortou de suas vidas!?

Todas as decisões estão nas mãos dos anciãos, e todas as escolhas que eles fazem não podem ser questionadas. Se você não gostou que peça sua dispensa! Mas cá entre nós, já que nunca escolheu nada mesmo, não comece agora justo com a dispensa...

O livro fica bom mesmo quando Jonas começa seu treinamento. Ele vai ver e sentir coisas que jamais imaginou que existissem! E então vão começar os questionamentos, as indignações... Ser o único a ver as coisas como elas realmente são é muito difícil.
No final do livro tem uma entrevista com a Taylor Swift, e só de ler uma parte já sei que vou importunar o Mô no cinema! O personagem dela aparece só uma vez no livro e parece que no filme vai ser um papel importante... Então quem já leu se prepare para o nosso velho: "Mas no livro não acontece assim!!!" kkkkk


Não gostei dessa capa... A primeira era mais misteriosa... Dava mais curiosidade. A diagramação é simples e a narração é em terceira pessoa.

Como já disse, o livro é bem curto e tudo acontece muito rápido, ... Mas tenho boas expectativas para a continuação!
Agora é esperar por mais memórias!

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    O site Biblioteca do Terror em parceria com o vlog Ler Vicia está lançando um desafio literário de halloween, no qual os participantes são desafiados a ler cinco livros de terror á sua escolha seguindo algumas regras. Indiquei seu blog por lá, se puder participar eu ficaria muito feliz :)

    http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/2014/09/desafio-halloween-literario.html

    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!

      Obrigada pela indicação!
      Vou lá conferir o post!

      Beijokinhaaas!

      Excluir
  2. Tem continuação? Não sabia disso.... mas não pretendo ler esse livro, a não ser que ganhe ou alguém me empreste... mas vou ver o filme no cinema.

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica!

      Tem sim!
      Se não me engano são 4 livros!
      kkkkkkk
      Também vou ver no cinema!
      Estou super curiosa!

      Beijooo

      Excluir
  3. Oi Gi minha linda, tudo bom?!

    Ainda não li o livro, quero muito ler. Descobri que era uma série a pouco tempo e já surtei, porque mais uma série para acompanhar. Uma pena que saiu apenas com a capa do filme HAHAHAHAHA. Adorei a sua resenha amiga, ficou demais. Me deixou com mais vontade de lê-lo e assisti-lo. Muito sucesso minha linda <3

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giii!!
    Eu também achei o livro supercurto. Talvez o texto pudesse ter sido mais desenvolvido, mais trabalhado. Ou é curto assim porque querem nosso dinheiro, rs.
    Eu tô a fim de ver o filme, mas não tô com tanta pressa, não. E com certeza vai ser bem o que você falou! "Mas no livro não acontece assim!!!" A começar pela idade do Jonas, né? Mas acho que vai ser legal, bem provocativo.
    Esse trecho que você escolheu do livro é um dos melhores!! No filme tem uma frase que a Meryl Streep fala, que não tem no livro, e eu também acho sensacional: "When people have the freedom to choose, they choose wrong." Medo, hein!! =D
    Beijocas pra você, Giiiii!!!

    ResponderExcluir

Gostou?! Comenta aiii!!!
E deixe seu link pra eu te visitar hein!!!
Beijokinhaaaa!!!

Gi, a estranha!

Prateleira de Fotos

Edição Especial - 7 Anos

Viajando...

Editoras Parceiras

Estranhices No Twitter

Estranhices no Instagram

Instagram

Beleza Nerd

Participo!

Todo Mundo Gostou!

Tecnologia do Blogger.

Encontre no Blog

Publicidade