21 janeiro 2012
Olá Docinhos!
Hoje resolvi fazer uma faxina na minha Estante, (Coisa que precisava fazer faz teeempo... ¬¬) e acabei tendo uma idéia para uma nova seção!!!
Tã tã tã tãããããã!!!!!


Kkkk
Estava eu, com meu paninho macio, tirando a poeira acumulada nas partes baixas da minha estante, quando encontrei váááááários livros antigos, e esquecidos que li na época da escola.
E no meio deles, encontrei um que eu amoooo! Acho que foi a partir dele que comecei a devorar livros!

O Nome do livro é:  “Anarquistas, Graças a Deus”




Sinopse: A obra retrata a aventura dos imigrantes italianos em busca da terra dos sonhos e o percurso interior da pequena Zélia na capital paulista - uma menina para quem a vida, mesmo nos momentos mais adversos ou indecifráveis, nunca perdeu o encanto. A determinação de seu Ernesto e a paixão pelos automóveis, a convivência diária com os irmãos e dona Angelina, os sábios conselhos da babá Maria Negra, as idas ao cinema, ao circo e à escola, as viagens em grupo, o avanço da cidade e da política. Nestas crônicas familiares, vida e imaginação se embaralham, tendo como pano de fundo um Brasil que se moderniza sem, contudo, perder a magia.







A história é muito linda e interessante, pois são as lembranças de uma infância sofrida, mas ao mesmo tempo feliz!

No livro, acompanhamos Zélia em seu cotidiano. Ela descreve a cidade, as roupas, os costumes, as festa, as diversas culturas que existiam em uma única e maravilhosa avenida e também diversos fatos da época como o carnaval, os pontos de encontro do Braz, a agitação causada pela chegada do cinema (mudo) e até suas fantásticas férias na praia!
Pena que a edição que tenho não tem nenhuma gravura (Não sei se as outras têm)


Sua casa ficava na Alameda Santos nº 8 (Alguém ai mora nesse endereço ?), onde seu pai, o Sr Ernesto construiu sua primeira oficina mecânica.
Sua família imigrou para o Brasil, junto com um grupo de anarquistas que teve grande influencia nos conflitos e no desenvolvimento da política brasileira.
 Algumas histórias descritas pela autora são muito divertidas, outras dramáticas, mas todas comoventes e muito interessantes. 

É um livro que vale a pena tirar o pó para ser relido! 

Esse livro foi o primeiro grande sucesso da maravilhosa Zélia Gattai, que infelizmente faleceu em 2008.
Zélia publicou 15 livros, era a esposa do incrível Jorge Amado (Também escritor) e era membro da Saudosa Academia Brasileira de Letras.


Sobre a autora:
(Fonte: Wikipédia)
Zélia Gattai Amado (São Paulo, 2 de julho de 1916 — Salvador, 17 de maio de 2008) foi uma escritora, fotógrafa e memorialista (como ela mesma preferia denominar-se) brasileira, tendo também sido expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinquenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.
Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estreia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil. Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.
Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.

Obras:
•    Anarquistas Graças a Deus, 1979 (memórias)
•    Um Chapéu Para Viagem, 1982 (memórias)
•    Pássaros Noturnos do Abaeté, 1983
•    Senhora Dona do Baile, 1984 (memórias)
•    Reportagem Incompleta, 1987 (memórias)
•    Jardim de Inverno, 1988 (memórias)
•    Pipistrelo das Mil Cores, 1989 (literatura infantil)
•    O Segredo da Rua 18, 1991 (literatura infantil)
•    Chão de Meninos, 1992 (memórias)
•    Crônica de Uma Namorada, 1995 (romance)
•    A Casa do Rio Vermelho, 1999 (memórias)
•    Cittá di Roma, 2000 (memórias)
•    Jonas e a Sereia, 2000 (literatura infantil)
•    Códigos de Família, 2001
•    Um Baiano Romântico e Sensual, 2002
•    Memorial do amor, 2004
•    Vacina de sapo e outras lembranças, 2006
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Confesso que não conhecia muito a autora, não sabia que foi esposa de Jorge Amado e nem que fez parte da ABL. Bom saber agora, hehe. Esse livro é maravilhoso, há muito tempo comecei a lê-lo, mas como tinha parado na metade e demorei para voltar a ler, emprestei para uma conhecida e, bom, nunca mais tive ele de volta. Me senti tentada a comprá-lo num sebo quando vi disponível, mas achei melhor terminar de ler alguns dos muitos não lidos que tneho em casa á algum tempo, hehe. Mas é uma ótima recomendação ;)

    Um abraço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu bem

    eu não conhecia o livro...gostei da capa...achei fofa...já li um livro dessa autora...só ñ lembro o nome ...tem muito tempo rsrs...mas adorei a coluna......

    bjisss flor

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro numa biblioteca, mas não havia me despertado o interesse. Agora vou buscá-lo ^-^ Me interessei pelo enredo.

    ResponderExcluir
  4. Que boa ideia essa a sua, to precisando fazer uma dessa aqui na minha estante tem muitos livros antigos por lá também. Não conhecia esse livro, anotado o nome =D

    @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. vc não é a primeira que vejo indicar esse livro!!!! hahah parece ser mesmo uma ótima história e já está entre os meus desejados \o/

    Na minha estante não tem livros antigos... isso porque eu mesma comprei TODOS os livros que tenho... hahahahh e sempre fui chata quanto a comprar livros antigos (principalmente porque aqui eles acabam sendo o mesmo preço de livro novo na promoção do Submarino ><) =D

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir

Gostou?! Comenta aiii!!!
E deixe seu link pra eu te visitar hein!!!
Beijokinhaaaa!!!

Gi, a estranha!

Prateleira de Fotos

Edição Especial - 7 Anos

Viajando...

Editoras Parceiras

Estranhices No Twitter

Estranhices no Instagram

Instagram

Beleza Nerd

Participo!

Todo Mundo Gostou!

Tecnologia do Blogger.

Encontre no Blog

Publicidade