13 março 2012
 




Título: O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
Páginas: 477
ISBN: 978-85-7679-638-1







Estive fora esses dias, pois viajei para muito longe!
Voltei a meados do século XIII, na época dos grandes senhores feudais e seus vassalos que praticamente pagavam para morar em condições de extrema pobreza.
Nessa viagem, conheci Caroline, uma menina muito teimosa e cheia de idéias, coisa que me surpreendeu muito para uma garota daquela época, que como todos sabem, devem ser submissas ao pai/marido e são tratadas apenas como uma linda peça de enfeite.

E é sobre a história de Caroline que quero lhes contar hoje.
Caroline Mondevieu teve a sorte (ou azar) de nascer em berço de ouro, e em uma das mais prestigiadas famílias da época.
As festas e tardes de chá dos Mondevieu são sempre muito concorridas! Todos querem estar em meio a todo aquele luxo e extravagâncias proporcionadas pelo grande Barão Enézio Mondevieu, um homem que vive de aparências. Perante a sociedade, mostra-se um homem sorridente, gentil, compreensivo e um grande amigo, tudo para manter sua preciosa reputação de grande senhor feudal, marido atencioso e pai exemplar, mas só quem vive sobre o mesmo teto sabe realmente o quão terríveis podem ser suas atitudes de castigos.
Uma pessoa que conhece bem o coração de pedra de Enézio é sua esposa Antonelle, uma senhora muito bonita por fora, mas que por dentro é só tristeza.
Vive com um homem que sequer a olhava nos olhos e de quem só recebe desprezo, agressões físicas e palavras dolorosas. Suas únicas alegrias são suas duas filhas maravilhosas: Elizabeth e Caroline. Mas como são diferentes!
Elizabeth tem traços muito delicados, é meiga, educada e tem o mesmo ato e olhar submisso de sua mãe.
Já Caroline é totalmente o contrário! Tem um rosto mais expressivo, fala, ri, pergunta e vai contra todas as regras de etiqueta exigidas as moças de boa educação.

Numa bela tarde de chás na mansão do Barão, enquanto todos conversavam animadamente, Caroline foi dar um passeio pelas terras do pai.
Ela ficou encantada pelos belos cavalos que estavam sendo domados por um senhor e seus filhos.
Caroline ficou lá pendurada na cerca observando atentamente os movimentos do animal e do domador, até que foi surpreendida por um garotinho sujo e de pele queimada pelo sol, que lhe mostrou a dura vida real dos que moram em volta ao castelo de seu malvado pai.
Caroline ficou muito perturbada por descobrir que gente que trabalha tanto mora em condições tão terríveis, e que muitas vezes não tem nem o que comer, enquanto seu pai que não faz nada vive no mais puro luxo, e vai questioná-lo sobre essa injustiça.
Mal sabia a inocente menina que suas perguntas poderiam enfurecer o Barão daquela maneira, e como resposta ganhou uma surra de vara e palavras horríveis.
As marcas no seu corpo sumiram em algumas semanas, mas a mágoa e o terror ficaram gravados em sua memória para sempre. Ela nunca mais foi a mesma Caroline sorridente e feliz.

Muitos anos se passaram e o ódio de Caroline por seu pai só cresceu, pois dias após dia ela o via maltratar e castigar seus empregados.
Outra coisa que crescia era a vontade de fugir daquele horrível lugar.
Seu refúgio era a igreja e seu amigo de fala engraçada Padre Reynald.
Por várias vezes procurava consolo nas palavras de Deus, mas o que padre Reynald lhe dizia não era o que ela queria ouvir, e em um dia de “busca por respostas da alma” Caroline não encontrou o padre, mas sim um livro muito grande e velho, e que por sorte, estava escrito em sua língua. Mesmo sabendo que aquilo era errado, leu e descobriu o que sempre quis saber!
Deus nos deu o livre arbítrio! Podemos fazer de nossas vidas o que considerarmos correto!
Foi então que a vontade de ser livre estourou em seu coração e Caroline decidiu de uma vez por todas que não ficaria ali nem mais um minuto.

A menina fez seu plano da maneira que pensou que ia funcionar, e com a ajuda de seu amigo briguento Bernardo (um dos filhos do domador de cavalos), que também queria se ver livre do terrível barão, fugiu na noite em que ia se casar. O pobre noivo, que é um bom moço ficou muito triste, mas por amar Caroline a deixou ir. Ela estava finalmente partindo para ser feliz da maneira que sempre quis... Livre como um pássaro.

Seu pai se enfureceu e, preocupado com sua preciosa reputação, afirmou que a filha havia sido raptada. A mãe de Caroline, Antonelle arrependeu-se profundamente de ter contado a filha sobre a historia de sua bisavó Antonieta, que fugiu de um marido tirano e acabou abandonando até mesmo seus filhos para viver uma vida feliz ao lado do homem que realmente amava.

Começa ai a grande aventura de Caroline e Bernardo, rumo a liberdade e a vida que tanto sonharam!!!

Segredos do passado serão revelados, novas atitudes serão tomadas e um final inesperado nos aguarda nessa aventura rumo a VIDA.

Discussões, beijos roubados, emoções a flor da pele, novas descobertas e toda a magia do povo cigano fazem parte dessa história que nos surpreende a cada página virada.
Seus costumes e amor pela vida nos ensinarão a enfrentar as dificuldades para seguir com sabedoria por caminhos que muitas vezes vão exigir sacrifícios.
Também nos encantarão com suas danças, festas, nomes e toda a magia que os envolve.

O Pássaro nos ensina não somente que devemos lutar por um amor. Mas que devemos lutar por nós! Por nossas idéias e vontades, mas sem esquecer de que podemos afetar todos a nossa volta.

"Sacrifícios são necessários, pois nunca se alcança um sonho sem perder algo no caminho."
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Existem muitos "Barões Enézios" em nossa sociedade, é incrível mesmo como algumas pessoas podem agir em nome de um status social...é degradação humana pura. Assim Caroline já quis muito fugir de muita coisa que me cerca, sair por ai andando mesmo e tentar chegar em algum lugar tão longe de tudo de ruim fosse esquecido e arrastado pelo vento. Me identifiquei demais com Caroline, acho que vou amar esse livro. Realmente uma das pouquíssimas coisas desse mundo pela qual vale a pena lutar são os nossos sonhos. As pessoas podem roubar muita coisa nossa, mas os sonhos só podem ser roubados se dermos tal poder à pessoa com a má intenção. Quando decidimos batalhar mesmo não há ser humano capaz de nos frear. Parabéns pela resenha, Anny!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      Muito bem colocados os pontos que você levantou!! Vilões como o Barão Enézio Mondevieu não são exclusivos dos tempos antigos... hoje, o mundo nos proporciona uma série de obstáculos e contratempos que se transformam em pedras no caminho rumo aos nossos sonhos!

      Mas o mais bonito é ver que é justamente desviando dessas pedras que tiramos as maiores lições =)


      Um grande beijo!

      Excluir
  2. Bom dia, Anny!

    Linda....... AMEI a resenha que você escreveu sobre o meu livro!

    Você foi super cuidadosa com todos os detalhes, soube resumir muito bem a sequência de acontecimentos antes da grande aventura realmente começar! Nas entrelinhas das suas palavras, percebi o quanto os personagens a empolgaram e o quanto você realmente gostou deles, da história, de tudo!

    E a reflexão que você deixou no final, as frases que você criou.... sério, que coisa mais lindaaaaaaaaaaa!


    "Sacrifícios são necessários, pois nunca se alcança um sonho sem perder algo no caminho." (Giani Plata)


    Você é uma amiga muito querida e só tenho a agradecer por suas maravilhosas palavras!


    Um super beijo!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    www.samantaholtz.blogspot.com
    @SamantaHoltz

    ResponderExcluir
  3. Estou simplesmente doida pra ler esse livro. *-*
    Me apaixonei assim que li a sinopse. É perfeita. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida :)

      Espero que tenha a oportunidade de ler e se apaixonar por ele também!!! ♥


      Um beijão!

      Excluir
  4. Sam deve ter ficado mega feliz em ver sua resenha ♥ O Pássaro sem dúvidas é um livro lindo e olha que nem li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz, sim, Helana querida :)

      Espero que você tenha a oportunidade de se apaixonar por ele também :D


      Um beijãooooooo, te adoro ♥

      Excluir
  5. Simplesmente adorei a sua resenha, a maneira como você destacou os pontos importantes da estória, sem revelar o final, me deixaram super curiosa para ler o livro.
    *bye*

    louca por romances

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha.
    Caroline deve ser uma garota muito forte!!!
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a hora de receber esse livro de book tour. Adoro uma história que se passa em tempos diferentes do nosso, e com personagens cativantes. Tenho certeza que vou amar O Pássaro!

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler uma resenha do livro que me despertou mais ainda a curiosidade. Aí chego aqui e vejo mais uma resenha positiva! Vou ficar maluca!!!!! Vou dá um jeitinho e providenciar meu exemplar! rsrsrs
    Bela resenha!
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tua resenha ficou ótima!
    Eu acho que esse livro deve ser muitoo bom, vou ter que ler ele, fiquei super curiosa e interessada depois de ler tua resenha!

    Primeira vez aqui, adorei teu blog.
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. parece ser uma história linda! Todas as resenhas que leio são muito positivas.
    Fiquei bem curiosa, principalmente por ser um romance de época.
    Já quero muito ler!

    ResponderExcluir
  11. oi,

    Tudo bem?
    Adorei a sua resenha, viu?! Super detalhada e alimenta a nossa curiosidade sobre a história e nos deixa com uma vontade enorme de viajar por todo esste mundo narrado e conhecer cada pontinho da história do livro


    bjos

    Manuela Cerqueira

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a resenha!! Você me conquistou logo no primeiro parágrafo. Amei a ideia de escrever se colocando como parte da história! =)

    Eu estou LOUCA pra ler o livro da Samanta. Me apaixonei por ele à primeira vista! rs... ainda não tive a oportunidade, mas espero conseguir lê-lo logo!!!

    Eu amo histórias de época... E acho a Caroline uma personagem fascinante, quero muito conhecer a história do livro.

    Beijo!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou?! Comenta aiii!!!
E deixe seu link pra eu te visitar hein!!!
Beijokinhaaaa!!!

Gi, a estranha!

Prateleira de Fotos

Edição Especial - 7 Anos

Viajando...

Editoras Parceiras

Estranhices No Twitter

Estranhices no Instagram

Instagram

Beleza Nerd

Participo!

Todo Mundo Gostou!

Tecnologia do Blogger.

Encontre no Blog

Publicidade